Em movimento: o projeto do Centro Tecnológico avança e conecta governo, exército, empresas e pesquisa
Quarta reunião do GT reúne grandes corporações, Exército Brasileiro e instituições públicas para alinhar projetos e consolidar parceria estratégica coordenada pelo Instituto Synapse
Nesta quarta-feira (23), o projeto do Centro Tecnológico de Computação Quântica, Cibersegurança e Inteligência Artificial deu mais um passo decisivo rumo à sua consolidação como referência nacional em inovação e soberania digital.
A quarta reunião do Grupo de Trabalho reuniu líderes de grandes empresas dos setores automotivo, de telecomunicações e tecnologia, que apresentaram mapeamentos preliminares de suas infraestruturas e projetos com alto potencial de impacto nessas três áreas estratégicas.

Com a presença de tenentes e coronéis do Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), o encontro reforçou a força da articulação entre setor produtivo, governo, forças armadas e instituições de ciência e tecnologia. Os oficiais destacaram a maturidade e o compromisso das empresas com soluções práticas em cibersegurança e computação quântica, capacidades cada vez mais essenciais para a competitividade do país.
Um dos destaques do encontro foi o avanço institucional representado pela assinatura do Acordo de Colaboração entre o Governo do Paraná e o alto comando do Exército Brasileiro, um marco que fortalece o ecossistema de inovação do estado e abre novas frentes de desenvolvimento tecnológico de ponta.
À frente dessa articulação, o Instituto Synapse reafirma seu protagonismo como elo entre inovação, negócios e soberania nacional, conectando grandes parceiros, impulsionando soluções disruptivas e posicionando o Paraná como polo de excelência em ciência, tecnologia e segurança digital.