Paraná na vanguarda da cibersegurança, computação quântica e IA!
O Instituto Synapse deu mais um passo decisivo rumo ao fortalecimento da inovação e soberania tecnológica do Brasil.
Nesta semana, os representantes do instituto Itamir Viola e Cid Vianna – Diretor do ICT, estiveram em Brasília ao lado do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), Aldo Bona, em uma importante reunião com representantes do Exército Brasileiro e demais lideranças das Forças Armadas.
O encontro teve como foco a criação de um Centro Tecnológico voltado a três áreas estratégicas para o país: cibersegurança, inteligência artificial e computação quântica. A iniciativa, liderada pelo Instituto Synapse, conta com o apoio do Governo do Estado do Paraná, da Fundação Araucária e do próprio Exército Brasileiro. O projeto vem sendo estruturado desde o ano passado e, agora, avança com ações concretas e articulações de alto nível.

Entre os destaques, está o Projeto Guardião Cibernético, que será implantado em Curitiba no próximo ano. O projeto tem como objetivo fortalecer a proteção de infraestruturas críticas de grandes empresas, instituições públicas e privadas, garantindo maior resiliência contra ataques cibernéticos.
Atualmente, o acordo está em fase de finalização. Um grupo de trabalho já está ativo, com as primeiras bases em construção e assinatura prevista para os próximos 60 dias.
Essa articulação reforça a posição do Paraná como referência nacional em pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico nas áreas mais estratégicas para o futuro do país.
Estiveram presentes na reunião:
- T. Cel. João Paulo – Centro de Desenvolvimento de Sistemas
- Cel. Lima
- Cel. Moliner
- Gen. Correia Filho – Comandante do ComDCIBER
- Brigadeiro Milaré
- Cel. Seabra
- Cel. Antuani Vieira da Silva
- T. Cel. Jorge Frederico Vieira Campos Flores
- Capitão de Corveta Sandra Martins

A articulação entre o Instituto Synapse, Governo e as Forças Armadas consolida um avanço estratégico para o país. Com foco em inovação e soberania, o Paraná dá um passo firme rumo a soluções de alto impacto em áreas críticas para o futuro nacional.
O futuro se constrói agora e o Paraná está na liderança!